segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Internacional contra a Culpabilização da Vítima







03/04/2011 - O mundo inteiro assistiu, atônito, um grupo de pessoas (mulheres, em sua maioria) sair às ruas sob o nome de Slutwalk
A marcha contra a culpabilização da mulher nos casos de violência sexual espalhou-se pelo mundo ao longo do ano e tornou-se um movimento de conscientização: "Meu corpo não é um convite ao estupro".


Agora, em 2012, o movimento internacional SLUTWALK está criando o "Dia Internacional pelo fim da culpabilização".
Em comemoração à data da primeira marcha, mulheres do mundo todo estão sendo convocadas a participar da ação de conscientização: a culpa da agressão sexual é SEMPRE do agressor.


Leia abaixo uma tradução livre do texto das Slutwalkers de Toronto:


"Em 03 de abril de 2011 aconteceu a primeira Slutwalk, em Toronto, Canadá. Inspiradas e influenciadas pelo poderoso esforço antiviolência criado antes de nós, Slutwalk decidiu lutar contra a culpabilização da vítima enquanto uma experiência difundida de violência sexual. Tudo começou em Toronto, mas a mensagem contra a culpabilização espalhou-se rapidamente por cidades e comunidades do mundo todo. Todxs queremos ver o fim da culpabilização da vítima. 
No ano passado nós presenciamos inciativas coletivas incríveis lutando pelo respeito e suporte a todxs xs sobreviventes da violência sexual. Em reconhecimento a esses esforços e a muitas outras ações em curso, nós definimos o dia 03 de abril de2012 como o I Dia Internacional contra a Culpabilização da Vítima.


Nós convidamos a todxs a unirem-se em um dia de ação: organize debates, oficinas, torne pública a sua luta pelo fim da violência. Junte-se a nós na missão de conscientizar o mundo de que quem sofreu violência sexual NUNCA é x culpadx."

Nenhum comentário:

Postar um comentário